23 de jan. de 2008

Quem veio primeiro: o título ou o texto?

Ia escrever um post bem interessante, algo reflexivo, interno, profundo, com diversos matizes e tons e cores. Desisti. Desisti porque quando cliquei no campo título para escrever o título, escrevi três caracteres "Tud" e então resolvi clicar embaixo, aqui mesmo, no nosso "papel em branco digital", o campo onde o texto flui, para escrevê-lo, sem pensar no título. Aí que me veio a estranha sensação de que o texto já tinha um nome definido e eu estava mudando o rumo dos fatos. E a sensação de que escrevendo o título primeiro eu estaria realizando uma auto-coerção. O texto não teria exatamente um tema específico, gostaria aberto, então o título seria realmente repressivo aos meus pensamentos. Mas e o pensamento do título-frase que me veio à mente quando idealizei tal texto?

Nesse "escrevo o texto ou crio o título", me pus a pensar. Quantos textos escrevo os títulos primeiro, antes de desenvolvê-lo? Em Diagonal, o diagonal surgiu no final. Em Ali. Sépia, o título veio de uma contemplação posterior... E na maior parte também.

Ficou a dúvida e a pergunta que gostaria de compartilhar com vocês:

Quem veio primeiro: o título ou o texto?


O título nasceu na frase acima. E sorrindo.

7 comentários:

Glauber disse...

Depende da pessoa... Eu, na maioria, escrevo o título primeiro... Por exemplo... Um título para o último postorum do Felizberto deveria ser: o que dá não cozinhar sem a supervisão de um adulto...
E continuo hiperlinkado sem galismos...

Unknown disse...

Galicismado.

Anônimo disse...

Tenho certeza que foi a galinha...

Myriam Kazue disse...

Na maioria das vezes, o título surge pra mim, no meio do processo de escrita, uma frase perdida ou uma palavra que reflete o espírito do texto.

Se não surgir, 'sobrevôo' o texto, numa última tentativa e lasco o título, mas dessa maneira ele não fica tão legal.

Maíra Scalco disse...

Hm, posso participar também?

Eu não costumo escrever muito. Mas no blog geralmente coloco o título de um música.
No fotolog ou coloco algo relacionado à foto, ou o que eu senti ao tirá-la!
Então, pra mim o título vem primeiro. Mas não quer dizer que eu fique presa à ele... se não combinar com o que escrevi ou com a foto, mudo uai! =)

Maíra Scalco disse...

Ah, pq eu não deveria ter esse tipo de preocupação?!

É uma das únicas que tenho... =/ e vc a quer tirar de mim, vc é mau!

É uma preocupação boba e fútil mas... eu gosto dela vai...

Felipe disse...

Bom a colocação do título depende do que se está escrevendo...
e tb da ocasião...
Por exemplo, no meu último post eu coloquei o título antes, pq eu achei q era necessário para eu desenvolver a idéia da erupção.

Geralmente, qdo eu faço os trabalhos da faculdade, os títulos são sempre a última coisa q eu faço. Por que neles, vc pode mostrar um pouco do trabalho, criar expectativa e suspense no leitor, no caso os professores. Acho o título importante!!!