17 de mar. de 2007

Redundância e Expectativas...

Fonética e Fonologia do Português: Nota 5.

Mariângela parece ser boa professora, mas até agora não houve muita 'aula' efetivamente de FonFon-I. Palavras de V.: "Parece que ela tem medo de dar uma aula completa". Edward's mother começa a aula mais tarde, termina 20 minutos mais cedo e nesse entremeio parece que vamos a 10km/h. Enquanto outros estão já se entranhando no aparelho fonético/fonador, estudando estruturas, estudando teorias, estudando alguma coisa... a gente?

Língua Latina: Nota 7,5

Agnolon parece meio constrangido em falar para mais de 50 pessoas... Têm uma tônica por muitas vezes irônica (o que facilita o aprendizado...). Além disso o humor bobo e a "cultura inútil" apresentada por ele tornam a aula realmente agradável, mas a confusão que ele faz, como ele mesmo diz... "aulas redundantes", dificulta o entendimento... Língua Latina parece realmente aula de gramática, mas sem direito de explicações completas. Ficamos sempre naquela expectativa de entender completamente alguma coisa... então ele redunda pro que já foi dito... E não acabado. Mas as aulas são agradáveis, o professor divertido... Acho que no fim das contas, vai valer a pena.

Literatura Brasileira: Nota 8.

Augusto Massi. Esse nome nos causará prazeres e sofrimento esse semestre. Em LitBra-01
estudaremos "os deixados de lado" do Modernismo Brasileiro, e isso é bem interessante, animador. A avaliação dele será diferente, será delicioso montar a tal "Antologia", mas a avaliação dele preocupará.... (e daí vem o sofrimento...). Os menos dois pontos são pela impontualidade... Nós do 1º Horário sofreremos com isso também... E a incerteza de se teremos aula tamém será uma constante.

Literatura Portuguesa: Nota 6

Adma Muhana. Adma Fadul Muhana. Indubitavelmente não brasileira, Adma parece ter conhecimento brilhante sobre a Literatura Portuguesa. A história "Medieval" é fascinante, e o trovadorismo é tão lindo! Não fosse tão assustadora a professora, teríamos aulas maravilhosas... Ela tem lapsos de humor, fala baixo, responde com certa (por vezes muita) arrogância aos alunos, mas seu visual de escritora em decadência e essas características "negativas" somadas ao sotaque o qual não consigo identificar a origem (árabe possivelmente) criam uma atmosfera de tensão sobre a Literatura Portuguesa. Além destes, a aula por vezes me lembra a Língua Latina e a FonFon, ou seja, quando pensamos que vai, não vai, e espero que não fiquemos nesses "vai-não-vai" o semestre inteiro.

Literatura Francesa: Nota 8

Cláudia.
Literatura Francesa, chegamos finalmente à melhor parte da Habilitação, certo? Errado. Me parece que o curso de "Introdução aos Estudos da Literatura Francesa I" será muito mais um curso de "Teoria Literária" com enfoque à crítica do que um curso de Literatura. Certamente estudaremos os autores magníficos moderno-franceses, mas o enfoque menor à Literatura e maior à Crítica (mesmo podendo ser a Crítica uma forma de literatura, conforme estudamos no texto sobre Proust). O Enfoque à crítica me impede de avaliar o semestre letivo a esta hora, ainda mais pelo fato de até hoje ter assistido efetivamente a uma única aula (A primeira foi Introdutória, as chuvas me impediram de assistir à terceira). Mesmo assim, o posicionamento crítico anti-padronismo e engajado em nos apresentar outras faces da crítica que não o estudado em IEL (E Antônio Cândido da Literatura Brasileira), o que certamente será valioso em nossa formação acadêmica, intelectual e, o mais importante, crítica.

Língua Francesa: Nota 10.

Cristina.
Aulas excelentes (e nas salas com ar-condicionado, do tipo split, da Carrier), divertidas, leves... Cristina nos traz a programação cultural do mês, nos gravará CDs com "músicas e material didático" para apoio, teremos sessão de cinema francofone, música francesa clássica, alternativa, contemporânea... Entristecem apenas as salas lotadas, a falta de infra-estrutura e o pouco tempo de aula, o que faz parecer que vamos em câmera lenta assim como nos outros (FonFon, Latim e Portuguesa). As avaliações serão simples, mas os relatórios mensais serão preocupantes. Vejamos no que vai dar. Sem falar
nas frases que parecem muito mais alemão que francês...: "je vous montre votre chambre", "je crois qu'il va fair très froid"... Adoro esses exercices d'oral en contexte.

É uma pena que meu docinho não tenha Francesa comigo... mas em breve estaremos conversando na Língua do Amor... (sem dúvida, o Francês!) Temos nos visto tão pouco, se pudesse estaria com ela absolutamente a todo momento na Letras... E fora de lá também, a todos os momentos e em todos os lugares. Em português, francês, espanhol, inglês, kiswahili, latim e todas as maneiras possíveis de dizer que te amo, preciso de você eternamente. Seus planos são fascinantes, sua perseverança, seu ânimo, sua inteligência... Seu futuro será brilhante. Nosso futuro perfeito.

5 comentários:

Sinayoma disse...

Fê,
eu tenho as mesmas impressões com relação ao Agnolon e à Mariângela! Por enquanto está no começo....mas o problema é que parece que está sempre no começo!=P

Gostei da minha aula de LitPort-1, mas não sei se onível se manterá!

Literatura Brasileira é divertida mas A.D. parece mais um Historiador. Talvez isso realmente não me agrade muito! O Professor do Du parece o máximo! Enfoca justamente o que eu acho mais legal!

Não tenho Literatura Alemão, mas,por outro lado, tenho Língua Alemão mais vezes por semana! Está muito legal e eu tô vendo que não é tão bicho de sete cabeças como eu pensava! A conjugação verbal é o máximo...tranquila! Só os verbos irregulares que são mais dignos de memorização!

Hahahaha...não compare Alemão com Francês porque é MUITO diferente...aquele frase parece alemão? OLha alemão aqui de verdade:

Welche Sprachen sprechen Sie?
Ich bin ünhoflich!
Das ist ein Lied von Klauss Hoffman!


Tchüss, Liebe Fer!

Thalita disse...

Amor, que bonitinho, dando notas coloridas para os professores! Mas o senhor devia colocar a primeira letra do nome um pontinho, pela descrição! Criatura! =P

Eu gostaria é que vc só tivesse professores homens, vida. Mas meu poder dentro da usp AINDA não permite que eu altere esse estado de coisas...
E mantenho que a única mulher para a qual vc devia dar nota 10 sou eu! Que absurdo!
"Cristina mon amour, Cristina ma vie, Cristina ma chérie..." Sei, Hmpf!
Te manjo, amor, Te manjo très bien...¬_¬

haha...coisa linda! Te amo muito, viu? ^.^
Anjinho...

D ... disse...

Eu disse que um dia teria a cara de pau pra deixar um comentário, né?!

Sua avaliação está quase perfeita! só faltou dar 0,0 para literatura portuguesa. Já que a Adma não fala nada de interessante e o pouco que fala eu não escuto.

Ah, o Massi não merece um 8. as aulas dele estão se tornando enfadonhas demais pra mim. Não gosto desses professores que pra falar de um escritor, citam 1 milhão de outros que ninguém conhece. E o fanatismo dele pelos caras mais chatos do modernismo me dá nos nervos. No começo eu gostei, agora já to de saco cheio.


E que coisa mais pura essas suas declarações pro seu docinho. Me dá até saudade da época em que eu tinha um docinho.

Anônimo disse...

é a vida, enfim, amemos nossos professores. rsrsrs. Melhorei, como pode ver!
Besos!

Srta. Smilla disse...

Eu acho que vc foi muito generoso para com M., de FON FON - ele dá 20 min de aula e fala como se nós fossemos criaturas totalmente mongas e idiotas! A aula dela seria boa se nós tivéssemos uns 10 anos de idade...

Eu gosto muito do A., de Latim. Ele é gracioso e super desesperado em suas explicações. Eu lhe daria nota 8.

Gosto do D. de Lit Bras., mas como disse a Gabi parece que ele está dando aula de história, e nós fazemos Letras bem!

Não gosto muito da minha prof de Lit Port (mas quem gosta do prof de Lit Port?) Ela deu um monte de seminários e só nos manda ler textos que foram escritos pelo marido dela!

Língua Alemã I - Acho M. H. uma graça, pena que a turma seja tão grande.

*

Sua declaração de amor foi linda, mas é bom que seja assim mesmo: Thalita é maravilhosa e merece que vc fique o tempo todo lhe fazendo elogios! Vcs dois formam o casal mais gracioso da USP!