19 de fev. de 2007

Anarco-Capitalismo...

Sim, anarco-capitalismo! Vejam que divertido, a subversão do Anarquismo e um excentricismo Liberal. Adoro Excentricismos, acho que me filiarei a esse grupo... (duvido que tenha coragem de estar na FFLCH e dizer "Sou Anarco-Capitalista", mas, em todo caso...)

A Teoria Anarco-Capitalista sempre esteve à margem do Capitalismo, o Anarco-capitalismo é uma versão radical do liberalismo clássico, considerando que todas as formas de governo, para aqueles, são prejudiciais e desnecessárias, incluindo as relacionadas à justiça e à segurança.

Em assuntos econômicos, o anarco-capitalismo defende o capitalismo como a forma de organização mais eficiente e rejeita qualquer tipo de controle governamental, impostos ou regulamentos. Considera que a segurança e a justiça são serviços como quaisquer outros, e que um mercado competitivo pode fornecer esses serviços muito melhor do que um governo monopolista.

O Anarco-Capitalismo é portanto uma forma de anarquismo, mas é radicalmente diferente da forma de anarquismo conhecida por socialismo libertário. Os anarco-capitalistas e os socialistas libertários estão de acordo num ponto: Nem um grupo nem outro defende a desordem ou o caos (anomia).

O anarco-capitalismo é por vezes designado por anarquismo da propriedade privada, anarquismo do mercado livre ou anarco-liberalismo.

O anarco-capitalismo é uma variedade do liberalismo e, portanto, nada tem a ver com qualquer forma de anarquismo libertário. O anarco-capitalismo é uma versão anarquista do liberalismo e não uma versão capitalista do anarquismo. Os anrco-capitalistas consideram os liberais não anarquistas como amigos que cometem o erro menor (mas significativo) de aceitar uma forma de governo, mas consideram os anarquistas de esquerda como perigosos coletivistas com os quais têm muito poucas coisas em comum.

Nenhum comentário: