7 de jul. de 2007

Bola de Meia, bola de gude...

Sinto falta de músicas brasileiras como as do Boca Livre... como é pouco visível na "nova MPB". É crítica. É poesia. Não comércio. É música de fazenda, de manhã-na-roça, de menino-que-acorda-cedo, passa na cozinha, pega um pedaço-de-bolo-quente e vai correndo pelo campo se banhar no riacho. É lindo:

"Uma casa antiga e um pé de flor na porta
E os meninos soltos pelo laranjal
Mariana e Gabriela, dois sorrisos
Timidez guardada em renda e chita azul
Alecrim, manjericão, camélia, flor e flor
Meigamente Mariana espera seu amor
Manga-rosa, carambola, jambo, fruto bom
Gabriela meigamente inquieta floração
Uma casa antiga assim como a Tartária
E os meninos soltos pelo mundo seu
Dois sorrisos Gabriela e Mariana
Doçura guardada em renda de algodão
Manga-rosa, carambola, jambo, fruto e flor
Meigamente Mariana esconde seu sabor
Alecrim, manjericão, camélia, floração
Gabriela meigamente, inquieto coração
Uma casa antiga, alegre e avarandada
Guarda seus meninos, corpo protetor
Mariana e Gabriela agora dormem
Feito num quintal repousam, fruto e flor."
As moças.

(Dá saudades de uma certa tranqüilidade que nunca viví ou viverei.)

7 comentários:

Sinayoma disse...

Ai tem meu nome...que lindo!hihihi

Nem me fala, fe! Outro dia estava ouvindo 'carinhoso" e "as rosas não falam". Podem ser músicas "clichês", mas lindas. e ninguém mais, hoje em dia, faz coisa assim tão bonita!

bjos

Babi disse...

Procura pra baixar músicas do Amaranto um dia desses. O álbum Brasilêro é lindo! Tanto musicalmente, quanto poéticamente...

Felipe disse...

Eu lembro o dia q vc tava cantando essa música, realmente ela faz alusão a uma infância bem distante da que tivemos. Aquela coisa de fazenda, de brincadeiras simples...

Abraço!

D ... disse...

Olha, que eu até que tive disto um pouquinho... bom mesmo!
escutar'quinteto violado'ou Paulo César Pinheiro ajuda matar essa saudade.

Myriam Kazue disse...

Eu adoro o 14 Bis, conhece, Fe? do Flávio Venturini. Eles continuam na estrada, mas separados, pq nem mineiro agüenta tanto tempo junto.
Gravaram tb um cd com o Boca Livre, bem legal.

Uma das minhas canções preferidas é esta:

"foi assim,
como ver o mar
a primeira vez que meus olhos
se viram no seu olhar..."

Acho que era um tempo mais calmo e romântico, aquele.

Anderson Lucarezi disse...

caralho, q lindo, isso!

além do 14 bis, citado pela My, há também a beleza cantada por Beto Guedes. Parte dela está nos versos abaixo :

"Anda vem jantar
vem comer, vem beber
farrear até chegar
lumiar
e depois deitar no sereno
só pra poder dormir e sonhar"

saudações,

Luca

Glauber disse...

Sábado eu cantei a música da velha a fiar... Gosto muito dessa música, como também a casa, o pato e tantas outras de minha infância!
Eu queria que a minha infância fosse como ela foi... É tão divertida!