10 de dez. de 2006

Z.L.

Neste fim de semana realizei uma maravilhosa visita à Z.L., ao pessoal do lado materno. Me lembrou por vezes as visões do narrador-protagonista anônimo da novela "A História dos Ossos", do Alberto Martins. Ambiente degradado, pessoas desesperançosas (inclusive a visão da mulher de short na calçada xingando um homem agachado... Mas não havia homem agachado... Eram crianças...) E constatei quão bom é retornar à casa depois disso. é bom não porque aliena do que acontece naquele local, mas é reconfortante...

Estou triste hoje. Acho que são os sintomas da trimestite ferial aguda.... Já sinto saudades da Letras.

Na Z.L. ví uma criança de 2 anos dizendo que odeia a mãe por ser obrigada a comer quando queria brincar.
Ví uma mãe abismada pela filha de menos de 2 anos falar um palavrão no telefone.
Ví a mesma mãe falando palavrões e trocando 'elogios' com as irmãs, primos et cetera...
E todos abismados pela menininha (linda, diga-se de passagem) ter falado.
Disseram ser culpa da novela. Só porque a menina maltrata a mãe na novela. Sim sim, aquela que vai engravidar. E xingaram a menina (G., da novela...) de tudo quanto foi nome. E as crianças vendo. E a porta do corredor aberto e as crianças tomando vento. E o menino corre a mãe grita o pai pega a prima cai e o menino chora. Aí um pega o outro abraça, pega água abana "vai passar" "vai passar".

Não vai passar.

E "Nossa Senhora" que os ajude.
E vai cortar o bolo. Um sugere... Primeiro pedaço oferece pro pad'marcelo. Como se agora se fizessem oferendas a padres. Outro diz. Oferece pro véio, porque o véio merece. Esse foi ignorado. As crianças gritam as mulheres discutem pra quem vai o primeiro pedaço e todo mundo querendo ir embora. E bolo que é bom nada. E o bolo é aquele conhecido bolo de coco de outros outros e outros carnavais. Acho que de todos os que tenho recordação.

Vontade de ir embora pra casa. Cheiro de churrasco cerveja e pagode. Primos cheios de churrasco cerveja e pagode. E xingando a menina que maltrata a mãe na novela. Netas assistem a novela com a avó enquanto as mães saem na night. E a culpa é da menina que maltrata a mãe na novela. Coitadas das crianças. Não deveriam aprender com os adultos. Quem mandou ela querer copiar a tia que dança a mãe que fuma o tio que bebe a vó que xinga o vô rude o pai ausente? A criança está perdida.

E é culpa da menina que maltrata a mãe na novela. E é culpa da criança que aprende com a novela, afinal, a criança não deveria aprender com os exemplos dos outros.

Existem pessoas que acreditam...

Que as crianças aprendem porque "as crianças de hoje são espertas".
E as crianças de antes eram burras? Não, ora, nós éramos as crianças de antes!

Então... qual o problema? O problema é que... A menina maltrata a mãe na novela. E as crianças viram.

E os palavrões? Ah, mas isso as crianças aprendem mesmo...

Sempre as crianças... ou a menina que maltrata a mãe na novela.

2 comentários:

Srta. Smilla disse...

Poxa, falando assim parece que não tem gente decente na ZL!
(eu sou da ZL e odeio este lugar... e também falo mal da menina que maltrata a mãe na novela e vai ficar grávida - bem feito para ela; também odeio crianças e ficar grávida é um castigo. ha ha ha)


Também estou com saudades da Letras. Respondendo sua pergunta, quero fazer alemão. Sprechen Sie Deutsch?

Até a próxima, e seja sempre bem vindo no meu blog! (ou "blogue", que é mais vernáculo)

Glauber disse...

Ai my Deo! Mater Dei, ora pro nobis! É por isso que eu não assisto à novela. Eu acho essa novela o programa da Sônia Abrão em forma televisionada: só dá desgraça. Mas é baseada na vida real... Dizem... Mas será que não temos o direito ao sonho? A fantasia? Prefiro a novela das 7... como diz G. Você pode não assistir um mês, mas se assistir um só capítulo, você entende tudo e nessas novelas tudo é possível...
Mas Z.L. é Z.L. e você deu sorte que aquilo não alagou!