1 de jan. de 2008

A raposa e o gato

Houve, uma vez, um gato, o qual, indo à floresta, encontrou a senhora raposa e pensou com seus botões: "Ela é muito sabida e esperta, e tem muita influência na sociedade; então, dirigiu-se a ela com toda a amabilidade:
- Bom dia, prezada senhora raposa! Como vai? Como está? Como passa com essa carestia que há?
A raposa, cheia de empáfia, fitou-o da cabela aos pés, indecisa se devia ou não responder-lhe; finalmente disse:
- Seu limpa-barbas, louco pintado, morto de fome, pega-ratos atrevido, que te deu na telha? Ousas perguntar-me como vou passando? Quem te ensinou isso? Dize-me, quantas artes conheces?
- Conheço apenas uma só, - respondeu com toda a modéstia o pobre gato.
- E que espécie de arte é essa? - perguntou a raposa.
- Quando os cães me chegam aos calcanhares, sei trepar numa árvore e pôr-me a salvo.
- É tudo o que sabes? - disse a raposa; - Pois eu possuo cem artes e ainda por cima possuo um saco cheio de astúcia. Causas-me dó! Vem comigo, eu te ensinarei como deves fazer para fugir dos cães.
Exatamente nesse momento chegou um caçador com quatro cães. O gato, mais que rapidamente, trepou numa árvore e aninhou-se no galho mais alto, ficando oculto pela folhagem, e de lá de cima gritava:
- Abra o saco, senhora raposa! Abra o saco!
Mas os cães já haviam agarrado a raposa e não a soltavam.
- Aí, senhora raposa! - ia gritando o gato - com todas as suas artes acabou caindo na armadilha; se soubesse apenas uma como eu, teria salvo a vida!
Irmãos Grimm

8 comentários:

Anônimo disse...

Irmãos Grimm e suas histórias maravilhosas...

Amei esta e sua moral.

Bjos

Anônimo disse...

Que fofa a sua nova decoração... o problema é que eu ainda não consegui me encontrar nessa repaginação do seu blog. Não descobri como posso visitar os outros. Cade o espaçozinho? Ah...?Que botão eu aperto??

Anônimo disse...

Muita grata....

Unknown disse...

=)

Anderson Lucarezi disse...

Irmãos Grimm? Pensei q fosse do La Fontaine ou do Esopo.

Glauber disse...

O único link sem galismos! Hahaha! Feliz 2008!

Glauber disse...

Ou é galicismos?

Unknown disse...

galismos? hahahaha